Quem Somos

O nosso contacto:  a.internacional.pt@gmail.com

Esta página, 'A Internacional', é animada pelo grupo de militantes do mesmo nome: “A Internacional”. Este nome traduz o nosso principal propósito: contribuir para construir uma Internacional Operária e uma sua secção em Portugal.

Cremos que o sistema de exploração capitalista condena a esmagadora maioria da população, portuguesa, europeia e de todo o mundo à degradação e à miséria crescente — enquanto concentra cada vez mais riqueza numa mão-cheia de grandes capitalistas.

O regime de propriedade privada dos meios de produção arrasta a humanidade para a barbárie e para a guerra imperialista, que hoje lavra já em tantas partes do planeta.

Quase cento e cinquenta anos depois da Comuna de Paris, um século depois da Revolução Russa, mais de quarenta anos após o 25 de Abril, é nossa convicção que só a classe trabalhadora, emancipando-se da exploração, socializando os meios de produção, pode abrir à juventude actual um futuro de progresso.

Mais de um quarto de século após a queda da URSS, causada pela ditadura burocrática que roubou o poder aos trabalhadores poucos anos depois da revolução, nós cremos na necessidade de o movimento operário de todo o mundo construir uma Internacional, que agrupe os que defendem a completa independência das organizações dos trabalhadores em relação ao patronato e ao Estado.

Uma Internacional que agrupe todos os que pensam que só se pode vencer, conquistar reivindicações, económicas, sociais e políticas, só se poderá derrubar o capitalismo, se sindicatos, partidos e organizações de trabalhadores se nortearem pelo interesse específico dos assalariados, portugueses e de todo o mundo. E por nenhum outro. Não, sobretudo, por um pretenso “interesse geral”. Todas as tentativas feitas por partidos que se reclamam da nossa classe para gerir “melhor” o sistema capitalista têm levado ao desastre e à derrota dos trabalhadores: os “males menores” acabam sempre por precipitar a chegada de males piores: dos piores males.

Este boletim propõe-se promover a discussão com os militantes e jovens interessados na construção dessa internacional, de partidos de que a classe trabalhadora, em Portugal, na Europa e no mundo, se possa servir para acabar com a exploração capitalista.

A conferência que, em Novembro de 2016, reuniu em Mumbai, Índia, mais de 350 delegados de 28 países de todo o mundo, foi um significativo passo nesta direcção.

 

O nosso contacto: a.internacional.pt@gmail.com