Apelo da Conferência Mundial Aberta contra a Guerra e a Exploração, pela Internacional Operária

Paris, 29-30 de Outubro de 2022, por iniciativa do Comité Operário Internacional
contra a Guerra e a Exploração, pela Internacional Operária

Nós, trabalhadores, jovens, militantes do movimento operário e democrático, vindos de 47 países e de todos os continentes, fazemos nossa a frase proferida por Jean Jaurès, figura histórica do socialismo internacional, na véspera da deflagração da guerra de 1914: “​O capitalismo carrega a guerra como a nuvem carrega a trovoada.” Esta fórmula mantém toda a sua actualidade.
Em 2022, guerras estão devastando todos os continentes, provocando massacres, devastação, fome e epidemias. Dezenas de milhões de pessoas estão sendo expulsas dos seus países. Assistimos a um espantoso recuo da civilização humana, ameaçada de desaparecimento puro e simples.
Os povos e trabalhadores do mundo inteiro são contra a guerra. Sabem que ela significa sempre mais opressão e mais exploração.
Nós declaramos sem a mais pequena hesitação que estas guerras, a destruição e barbárie que elas causam, são fruto da decomposição do sistema capitalista assente na propriedade privada dos meios de produção. Um sistema que, para colher cada vez mais lucros, não recua ante nenhuma agressão.
Os trabalhadores sabem que, em nome do “esforço de guerra”, todos os governos, estejam eles de que lado da linha da frente estiverem, estão organizando a desregulamentação, o desemprego, a destruição do ensino e dos serviços públicos, o desmantelamento de fábricas, a desertificação dos campos. Os trabalhadores sabem que a guerra é sempre usada pelos governos para forçar as organizações de trabalhadores a renunciarem à sua independência e submeterem-se ao Estado.
Como todos os trabalhadores, nós condenamos a guerra iniciada por ordem do presidente Putin no dia 24 de Fevereiro de 2022 na Ucrânia. Pronunciámo-nos-nos desde o início do conflito pela retirada das tropas russas deste país.
Como todos os trabalhadores, nós observamos que as grandes potências capitalistas, sob a égide da administração Biden, da NATO e da União Europeia, tudo fizeram para provocar o conflito e tudo têm feito para atiçá-lo.
No momento em que nos reunimos, mais de 100.000 soldados do exército americano estão estacionados na Europa. Dezenas de milhares de homens estão concentrados pela NATO na fronteira ucraniana e russa. Os Estados Unidos e a União Europeia já afectaram 140 mil milhões de dólares ao esforço de guerra, principalmente para armar a Ucrânia. Os responsáveis políticos e os meios de comunicação referem abertamente o risco de uma possível terceira guerra mundial e de recurso à arma nuclear.
Os trabalhadores não se iludem: a intervenção crescente das potências imperialistas na Ucrânia visa ampliar o domínio das multinacionais, nomeadamente das americanas, ao mundo inteiro. O presidente Biden preveniu que o alvo, além da Rússia, seria a China.
A cada minuto que passa, os governos estão gastando 4 milhões de dólares para a guerra. Sim, 4 milhões de dólares por minuto para a guerra, mais de 2,1 biliões por ano! Enquanto isso, a fome no mundo afecta 800 milhões de pessoas, a insegurança alimentar toca 2.300 milhões de seres humanos, números que estão aumentando constantemente! 4 milhões de dólares por minuto para a guerra! Enquanto para salvar dezenas de milhões de crianças que morrem todos os anos de doenças cuja cura é conhecida e possível, faltam quantias irrisórias.
Por estas razões, exigindo a retirada das tropas russas da Ucrânia, nós exigimos igualmente a retirada das tropas americanas e da NATO da Europa. Pronunciamo-nos pelo desmantelamento da NATO, pela retirada de todas as tropas estrangeiras de ocupação de todos os países do mundo e pelo fim de todas as intervenções imperialistas e neocoloniais. A guerra na Ucrânia é, com efeito, indissociável da longa cadeia de guerras que, desde há mais de meio século, têm devastado todos os continentes, guerras sempre fomentadas pelas potências capitalistas, guerras cujo mapa coincide geralmente com o das riquezas dos sub-solos.
Os trabalhadores não têm nenhum interesse comum com as multinacionais, nem com os capitalistas dos vários países, nem com os seus próprios governos.
No entanto, é impossível fugir à evidência de que, nos principais países capitalistas, os dirigentes das organizações de trabalhadores se têm recusado a opor-se realmente à guerra. Nos Estados Unidos, dão apoio às empresas guerreiras do presidente Biden; no Parlamento Europeu, os seus deputados votam resoluções que agravam as sanções contra o povo russo, armam os beligerantes e reforçam os laços com a NATO.
Nós apelamos a todos os trabalhadores e à juventude, aos militantes de todas as origens do movimento operário, às organizações de trabalhadores: Rejeitemos todas as formas de “união sagrada” com os governos fautores de guerra e os capitalistas cujos interesses esses governos defendem. A única união que serve a causa da paz e da justiça social é a união dos trabalhadores e dos povos do mundo inteiro. Abaixo a guerra! Abaixo a exploração!
Trabalhadores de todo o mundo, organizações de trabalhadores, povos oprimidos, unamo-nos contra a guerra e a exploração, para impor a paz e preservar o futuro da humanidade.

Signatários

Afeganistão. ESQUERDA RADICAL DO AFEGANISTÃO (RLA).

Alemanha. ALBERT Lara, membro da Die Linke, sindicalista IG Metall; GANGL Andreas, sindicalista Ver.di, membro do comité de greve da Amazon; HINTERMEIER Peter, sindicalista IG Metall, presidente do sindicato local da DGB em Sömmerda; MULLER Norbert, sindicalista Ver.di (Franqueforte); NAUMANN Claudius, presidente do conselho de delegados do pessoal da Universidade Livre de Berlim, porta-voz da secção da empresa Ver. di, membro do comité por um partido dos trabalhadores; SAALMULLER Peter, activista do SPD (Idstein), sindicalista do Ver.di; SCHADE Vera, membro da Die Linke; SCHULLER Klaus, membro da AfA (comissão do trabalho do SPD), sindicalista do EVG, membro do comité de monitorização do IOC; SCHUSTER H.- W., Grupo Socialista Internacional (ISG).

Argélia. BELHADJ Amel, militante; BENTALEB Abdelkader, Comité d’organisation des socialistes internationalistes (COSI); BOUGUERRA Mohamed, Comités unitaires pour le parti ouvrier; KAHINA Nadine; MAHDI Adlène, Cercles des jeunes pour le socialisme; SABRY Nadia, COSI.

Azânia/África do Sul. PHANGWA Mandlenkosi, secção azaniana da 4ª Internacional.

Bangladeche. CHOWDHURY Baddruduja, Partido Democrático dos Trabalhadores; DEWANJEE Amlan, Partido Democrático dos Trabalhadores. 

Bélgica. AIME Emilie, professora; BRIKE Lionel, sindicalista do ensino; DARMONT Eléonore, estudante; GIARROCCO Roberto, comité Unité-Eenheidscomité; K. Olga, assistente social; MONSIEUR Serge, Presidente da secção CGSP ALR Vivaqua.

Benim. ASSOGBA Innocent, sindicalista; GNONLONFOUN Liliane, sindicalista.

Bielorrússia. IVANOV Yuri.

Brasil. APPEL Emmanuel José, professor de filosofia, UFPR (aposentado), PT Curitiba; CALDAS Andrea, professor universitário, PSOL-Curitiba; HOMEM Anísio G., editor, PT Curitiba; JACOBS Pedro, director do 39º núcleo sindical do CPERS-Porto Alegre; RIBEIRO Cláudio, advogado laboral aposentado, fundador do PT, Curitiba; SANTANA José Carlos, PT Porto Alegre.

Burkina Faso. COULIBALY Adama, Alternative patriotique panafricaine APP-Burkindi.

Burundi. HATUNGIMANA Richard*; HAVYARIMANA Aline*; HAVYARIMANA Renovat*; IRAMBONA Alice*; IRIZA Allégresse*; KABURA Claver*; NDAYATUKE Désiré*; NIBARUTA Fleur, Association des mères célibataires (AMC); NININAHAZWE Alice*; NTIHWANYA Clément*; NSHIMIRIMA Fidélité*; SINZINKAYO Jérôme*.

Canadá. MUBEZA Pamella, activista dos direitos da mulher*; NKUNZIMANA Paul, activista laboral.

Chile. LAPERTE Marcela, Movimento Independente para os Direitos do Povo (MIDP); SALGADO Edouardo Neira, MIDP; ITURRA Sixto, MIDP.

China. LEONG Apo; um militante operário anónimo de Pequim; BING Lin.

Congo. BAKALA Joachim.

Coreia do Sul. SIKHWA Jung, sindicalista; SANG Soo Ha, sindicalista.

Egipto. CHAABAN Essam, escritor-jornalista e investigador em antropologia (Universidade do Cairo).

Estado espanhol. MARTIN Reme, aposentada, militante operária; PEREZ DOMINGUEZ Eulogio.

Estados Unidos da América. BACCHUS Natalia, assistente do Presidente do Sindicato dos Professores de Baltimore (Maryland)* ; BENJAMIN Alan, Socialist Organizer; DIAMONTE Brown, presidente do Sindicato dos Professores de Baltimore (AFT, AFL-CIO) (Maryland)* ; KHONSARI Niloufar, advogada e activista dos direitos dos trabalhadores imigrantes; KNOX Lisa, advogada, activista dos direitos dos trabalhadores imigrantes; LUMUMBA Nnamdi, militante do Ujima People’s Progress Party (Maryland); MARQUEZ DUARTE Fernando David, membro do UAW 2865, Colectivo Descolonial*; ROJAS Désirée, Presidente secção de Sacramento do Labor Council for Latin American Advancement  (AFL-CIO)*; SHONE Mya, Socialist Organizer; WHITE Connie, Membro do Continuations Committee of Labor & Community for an Independent Party (LCIP)*; HEINZE BALCAZAR Ivonne, membro da Associação de Professores Universitários da Califórnia (Dominguez Hils-CSU, Califórnia)*.

Filipinas. MIRANDA Judy, Partido dos Trabalhadores (PM); MIRANDA Randy, Partido dos Trabalhadores (PM).

França. ADOUE Camille, Federação de Jovens Revolucionários (FJR); BAHLOUL Maïa (FJR); BARROIS Jean-Pierre; CHARMONT Claude, sindicalista; CORBEX Pascal, sindicalista da FO; DAIRE Jérémie, FJR; DE MASSOT François; DORIANE Olivier; DUPUY Martine, secretário nacional do POID; DUTHEIL Daniel, sindicalista da FO; FERNANDES Grégory; FERRE Dominique; KEISER Christel, secretária nacional do POID; GLUCKSTEIN Benjamin, sindicalista da CGT; GLUCKSTEIN Daniel, secretário nacional do POID; JARY Éric, sindicalista; LISCOËT Catherine; MAS Nicole; MICHAUD Isabelle, sindicalista da CGT; NOSZKOWICZ Patrice, sindicalista da CGT; OURABAH Saïd; PIERROT GUIMBAUD Maël (FJR); POCHON Vincent, secretário nacional da SUD Chimie; ROBEL Paul, médico; SAUVAGE Jeanne; TEMPEREAU Lucile; UHALDE Paul (FJR).

Grã-Bretanha. CHOLEWKA Stephan, Secretário do Conselho Sindical Metropolitano de Rochdale*; MAC NALLY Doreen, Unite Community NW 567 Branch, Liverpool*; RIMMER Antony, Liverpool 47 Surcharged Councillor, Merseyside Pensioners Association, Liverpool Unite Community NW 567 Branch*; RUST Jo, secretária da união local de King’s Lynn & District, vereadora independente em King’s Lynn*.

Grécia. GUHL Andreas, militante.

Haiti. DUPONT Berthony, Haïti Liberté; THELOT Myrlène, Haïti Liberté.

Hungria. SOMI Judit, militante operária.

Índia. NAMBIATH Vasudevan, sindicalista; PATIL Aba Maruti, sindicalista; RANADE Milind, sindicalista; SUBBBASH Naik Jorge, grupo Spark.

Itália. BRANDELLERO Luigi, trabalhador, redacção de Tribuna Libera; GRANAGLIA Dario, trabalhador, delegado e sindicalista da FIOM-CGIL; GRILLI Monica, professora, delegada e dirigente sindical; FASCIANA Lillo, sindicalista; PANTELLA Agata, professora; PRESTIPINO Fabrizio, professor, redacção da Tribuna Libera; VARALDO Lorenzo, director de escola, coordenador de Tribuna Libera;

Marrocos. AYOUB Malik, editor do boletim Lettre ouvrière et d’information; LAMINE Sakina; J. Smaïl, membro da Jeunesse ouvrière marocaine, JOM/UMT.

México. CERVANTES Israel, Casa Obrera del Bajio; DIAZ CRUZ Maria de Lourdes, Movimiento Nacional por la Transformacion Petrolera; ORTEGA Marisela; PLUMEDA Liliana Aguilar, Liga Comunista Internacionalista, SUAREZ Lidia.

Palestina. EL KHATIB Naji, Secular Palestine.

Paquistão. GULZAR Nasir, All-Pakistan Trade Union Federation; ILYAS Muhammad, All-Pakistan Trade Union Federation; JAMIL Rubina, All-Pakistan Trade Union Federation.

Peru. RIVERA SALVADOR Julio, MINKA, Sindicato Unitário dos Trabalhadores da Electricidade.

Portugal. CASIMIRO José, militante operário; HENRIQUES José, O Trabalho, BE; PINTO Victor, linguista, O Trabalho; VARELA Raquel, professora de história e investigadora; ZILHÃO Adriano, O Trabalho, BE. 

Roménia. CRETAN Constantin, Federação Nacional do Trabalho (FNM); CRETAN Marioara, Liga dos Trabalhadores da Roménia. 

Rússia. FEDOROV Sergei, militante.

Senegal. N’DIAYE Marcel.

Sri Lanka. MUDUNKOTUWAGE Saman.

Suécia. BAYRAKDAR Faraj, poeta.

Suíça. FENNIBAY Dogan; FIASTRI Marzia.

Togo. DJAOURA Tiguena; LAWSON Messan, PADET.

Tunísia. GUESMI Lotfi, sindicalista.

Turquia. BILGIN Cemal, IKEP (Partido Próprio dos Trabalhadores); EROL Pinar; OZANSU Mehmet, IKEP (Partido Próprio dos Trabalhadores); SOYLU Bedri.

Zimbabué. MAFA Mafa Kwanisai, Chimurenga Vanguard.