Carta dos “Solidários” aos sindicatos e comissões de trabalhadores

Carta da Plataforma “Solidários” aos sindicatos e comissões de trabalhadores sobre a

Marcha nacional pela escola pública,

14 de Janeiro de 2023

Caros colegas e camaradas, 

Realiza-se no dia 14 de Janeiro próximo, às 14h, uma marcha nacional pela Escola pública, que sai do Marquês de Pombal, em Lisboa.

A marcha vem na sequência da greve dos professores iniciada em Dezembro passado, convocada pelo Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (STOP), e da grande manifestação de professores de 17 de Dezembro, uma das maiores e mais participadas manifestações dos últimos anos, com mais de 25 mil pessoas.

A marcha nacional de 14 de Janeiro foi decidida num grande Encontro Nacional, em Coimbra, em que participaram centenas de comissões de greve de todo o país. 

Como todos nós, os profissionais da Educação (pessoal docente e não docente) têm reivindicações próprias. 

No entanto, a sua mobilização é também por reivindicações que são as de todos nós, trabalhadores de todos os sectores: aumentos salariais que compensem a inflação, não à precarização, condições de trabalho dignas, democracia no local de trabalho; e, coisa tão fundamental, pela defesa da escola pública: ou seja, da qualidade do futuro dos filhos e netos de todos os trabalhadores deste país.

Pela sua natureza, oportunidade e mobilização, a marcha interessa, pois, a todos. 

A participação unida de todos os sindicatos do ensino, mas também de outros sectores e categorias em luta é expressamente desejada pelos profissionais da educação em luta.

Propomo-vos, pois, organizar entre os associados de todos os sindicatos a mobilização solidária para a marcha e enviar, em todo o caso, uma delegação do vosso sindicato/CT que nela tome a palavra, dando testemunho da vossa própria luta e solidariedade. O S.TO.P dará aos representantes sindicais e de comissões de trabalhadores que confirmem até 12 de Janeiro uma intervenção de cerca de 2 minutos.  

Para esse efeito, sugerimos que enviem com a máxima brevidade possível uma mensagem para o email
S.TO.P.SINDICATO@GMAIL.COM,
com o assunto: “Confirmação de participação na marcha nacional”, indicando a vossa participação / delegação e o nome do orador(a).

Saudações solidárias