Comunicado do Partido Operário Independente Democrático, 16 de Março de 2023
Para Bloquear o Golpe de Força de Macron:
Greve Geral!
Hoje, 16 de Março, Macron fez aprovar o seu projecto de destruição das reformas e aposentações pela via do golpe de força.
Hoje, 16 de Março, a Vª República exibiu todas as facetas do seu carácter antidemocrático.
Assim, pode-se impor uma lei que ninguém adoptou, destruindo o direito à aposentação de milhões de trabalhadores.
Assim, as instituições da Vª República permitem, contra a posição absolutamente maioritária do povo, impor tal destruição dos direitos dos trabalhadores.
Há quem, nos partidos de “esquerda”, critique a votação por não cumprir a Constituição. A votação é, porém, conforme a esta Contribuição anti-operária e antidemocrática, que permite infligir todos os golpes aos trabalhadores e aos jovens.
Esta noite, milhares de trabalhadores e jovens concentraram-se na praça da Concorde, em Paris. Os militantes do Partido Operário Independente Democrático estiveram com eles, como estiveram presentes nas concentrações e manifestações na província. Gritaram: “Abaixo Macron e o nº 3 do artigo 49º! Greve Geral!”. Divulgaram a posição do POID.
Amanhã, sexta-feira, nas empresas, nas assembleias, nas reuniões sindicais a todos os níveis, os trabalhadores discutirão a situação. Pela discussão, determinarão a maneira de se conseguir concentrar a força imensa de milhões e milhões para enfrentar o golpe de força do governo.
Nada está resolvido. Nada está terminado.
Tudo se concentra no apelo à greve geral.
Tudo se concentra na responsabilidade dos dirigentes das confederações sindicais de apelar sem demora à greve geral para obrigar Macron e o seu governo minoritário a recuarem.