A Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (AEFCSH) e a Associação Académica de Coimbra (AAC) lançaram apelos com o objectivo de assinalar o Dia Nacional do Estudante levando os estudantes à rua em luta por um Ensino Superior democrátizado e de qualidade.
O apelo da AEFCSH “Queremos Mais Abril Aqui” incide sobre questões consideradas pelos estudantes cruciais para o Ensino Superior Português, destacando a necessidade de medidas como a gratuidade, o alargamento e aumento das bolsas, o acesso a alojamento público para estudantes e uma maior participação estudantil nos órgãos de gestão das Instituições de Ensino Superior.
Já o apelo da AAC foca-se essencialmente na questão da habitação estudantil, remetendo para o documento “Tecto e Habitação, um Direito à Educação” que reivindica medidas visando “a inversão do ritmo alucinante das rendas, e de proporcionalidade inversa no alojamento disponível”.
Ambas propõe a todos os estudantes, Associações e Federações Estudantis, a realização de uma manifestação nacional do ensino superior a realizar no próximo dia 21 de Março de 2024 (pela sua proximidade ao Dia Nacional do Estudante), na cidade Lisboa, cujos moldes concretos serão definidos conjuntamente entre todas as estruturas do Movimento Associativo Estudantil aderentes. Os detalhes sobre o percurso da manifestação e as atividades planeadas serão divulgados nas próximas semanas à medida que a mobilização estudantil ganhe força e adesão em todo o país.