As mulheres do Afeganistão precisam do vosso apoio

Comunicado do Movimento Espontâneo das Mulheres Afegãs (SMAW), Março de 2024

Enquanto, desde Agosto de 2021, as mulheres afegãs têm sofrido os tormentos do inferno sob o domínio dos talibãs, as grandes potências e a comunidade internacional estão a fazer concessões e a negociar acordos secretos ou oficiais com os talibãs.

Enquanto mais de 50 decretos contra as mulheres foram emitidos e aplicados pelos talibãs com o objectivo de privar sistematicamente as mulheres de todos os seus direitos humanos e civis, a comunidade internacional permanece em silêncio.

Enquanto as manifestações de mulheres que exigem “pão, trabalho e liberdade” são brutalmente reprimidas em Cabul e noutras províncias, e as manifestantes são detidas, torturadas e mortas, a comunidade internacional não toma qualquer medida séria para pôr termo às atrocidades cometidas pelos Talibãs.

Enquanto centenas de mulheres manifestantes estão a ser torturadas física e mentalmente em prisões privadas e oficiais dos Talibãs, não havendo quaisquer informações sobre o destino de algumas delas, nenhum organismo local ou internacional procura libertá-las.

Enquanto centenas de mulheres activistas afegãs são ameaçadas de morte pelos talibãs e sofrem de problemas de nutrição, saúde, educação e psicológicos em locais clandestinos, os países que se dizem empenhados na defesa dos direitos humanos ignoram os seus pedidos de asilo.

As mulheres do Afeganistão, elas próprias vítimas de décadas de guerra, compreendem de todo o coração a dor e os problemas das populações, em especial das mulheres de Gaza, da Palestina e da Ucrânia, e manifestam a sua sincera solidariedade por ocasião do Dia Internacional dos Direitos da Mulher. A actual catástrofe humanitária em Gaza e na Palestina e a guerra na Ucrânia, em que os civis, as mulheres e as crianças são as principais vítimas, têm de parar imediatamente.

No dia 8 de março, Dia Internacional dos Direitos da Mulher, o Movimento Espontâneo das Mulheres Afegãs (SMAW) apela mais uma vez às instituições de defesa dos direitos humanos, aos activistas dos direitos das mulheres e a todos os homens e mulheres altruístas para que prossigam as suas acções de solidariedade para com as mulheres do Afeganistão, em contraste com a vergonhosa indiferença dos seus governos face à situação desastrosa no Afeganistão. Devido às ameaças à sua segurança e ao risco de serem mortas pelos Talibãs, as activistas do Movimento Espontâneo das Mulheres Afegãs (SMAW) celebram este ano o 8 de Março na maior parte das províncias do Afeganistão em segredo, dentro das suas casas. As mulheres que estão a protestar, quer nas prisões talibãs, quer em casas secretas, não estão a ceder à opressão e à pressão dos talibãs; estão a erguer as suas vozes pela liberdade e pela justiça por todos os meios possíveis.

O Movimento Espontâneo das Mulheres Afegãs (SMAW) apela a todos os seus amigos em todo o mundo para que transmitam as vozes das mulheres afegãs exigindo os seus direitos e a sua liberdade no Dia Internacional dos Direitos da Mulher, para que reclamem dos seus governos e dos seus representantes nos parlamentos que não sacrifiquem os direitos e as liberdades das mulheres afegãs à sua conveniência política; que façam da reabertura de escolas e centros educativos para mulheres, do trabalho das mulheres e das liberdades civis uma condição prévia para quaisquer negociações com os Talibãs. É imperioso que os Talibãs parem de reprimir, prender, torturar e matar as mulheres activistas e que libertem imediatamente todas as mulheres que se encontram na prisão.

Só vós, defensores dos Direitos Humanos, activistas dos direitos das mulheres, mulheres e homens que lutam pelos direitos humanos, representais a esperança de vida e de liberdade para as mulheres activistas que se encontram em prisão domiciliária sob a ameaça dos talibãs, para que lhes seja concedido asilo imediatamente. Participem activamente na campanha de concessão de asilo às mulheres do Afeganistão que levantam a voz, e não deixem que centenas de mulheres infelizes percam a vida sob a tortura física dos Talibãs nas prisões, e centenas de outras, em prisão domiciliária, continuem sujeitas a tortura moral.

As mulheres afegãs precisam da vossa ajuda e do vosso apoio nestes tempos difíceis.

Viva a Dia Internacional dos Direitos da Mulher e a luta unida pela paz, igualdade e liberdade!

Viva a solidariedade entre as mulheres do Afeganistão e as mulheres de todo o mundo!

Movimento Espontâneo das Mulheres Afegãs (SMAW), Cabul, Março de 2024


Pelo asilo incondicional para mulheres activistas ameaçadas e apoio financeiro para a organização de “casas de proteção” para mulheres e escolas clandestinas para raparigas no Afeganistão.
Precisamos do vosso apoio financeiro!
Podes apoiar-nos fazendo um donativo com cartão de crédito utilizando o botão seguro na ligação abaixo.

https://defendafghanwomen.org/francais/

Ou por transferência bancária para
“COMITÉ INTERNATIONAL DE DÉFENSE DES FEMMES AFGHANES” (COMITÉ INTERNACIONAL DE DEFESA DAS MULHERES AFEGÃS)
BIC/SWIFT: CMCIFR2A; IBAN: FR76 1027 8060 5000 0213 5650 174

Ou por cheque nominal ao “Comité international de défense des femmes afghanes” endereçado ao Comité international de défense des femmes afghanes, 67 av. Faidherbe 93100 Montreuil.